Estenose do canal lombar - Dr. Caio Vieira

Estenose do canal lombar

O que é Estenose de canal lombar?

Estenose lombar é o estreitamento do canal vertebral na região lombar. O canal vertebral contém a medula espinhal desde a porção cervical até a porção lombar alta.

A porção média e a inferior do canal lombar contém as raízes nervosas da chamada cauda eqüina. O canal estreito pode comprimir estas raízes e determinar sinais e sintomas neurológicos.

rmn

Causas da Estenose

Congênita

Pacientes que apresentam estreitamento do canal vertebral por formação constitucional e devido protusões discais e leves alterações facetárias cursam precocemente com compressão das estruturas nervosas e sintomatologia dolorosa.

Adquirida

Ocorre durante a vida em pacientes que devido a espondilodiscoartrose desenvolvem estreitamento do canal vertebral ocorrendo geralmente a partir da quinta década de vida.

Sintomas e Sinais da Estenose

• Dor lombar
  • Dor irradiada para nádega ou membros inferiores
  • Alterações de sensibilidade
  • Dificuldade progressiva ao deambular denominada claudicação neurogênica
  • Perda de força em membros inferiores
  • Tronco encurvado anteriormente ao ficar em pé, postura esta que alivia a dor e melhora os outros sintomas

Diagnóstico da Estenose

• Radiografia avalia a curvatura da coluna vertebral e podemos realizar exames dinâmicos para observar instabilidade
  • Ressonância magnética lombar evidencia com melhor clareza as estruturas nervosas comprimidas
  • Tomografia Lombar solicitada para avaliar calcificações ligamentares, diâmetro do forâmen intervertebral e princilmante osteófitos comprimeindo o canal vertebral
  • Mielotomografia: na impossibilidade de realizar ressonância magnética, e para avaliar instabilidade com compressão das estruturas nervosas

Diagnóstico Diferencial

• Tumor
  • Hérnia de disco
  • Espondilolistese degenerativa
  • Abcesso epidural
  • Aracnoidite inflamatória

Tratamento da Estenose

Conservador

O tratamento conservador pode ser realizado como o uso de coletes, fisioterapia, fortalecimento muscular e manejo da dor com uso de medicações analgésicas ou mesmo infiltrações epidurais ou foraminais.

Diferente da hérnia de disco que o tratamento conservador apresenta bons resultados na estenose de canal lombar muitas vezes a melhora não é mantida por um longo período.

Cirurgia

Indicada quando o paciente não apresenta melhora com o tratamento conservador, piora da sintomatologia ou dor incapacitante.

As opções de tratamento dependerá do correto diagnóstico de quais níveis estão comprimidos para avaliarmos as opções cirúrgicas para a descompressão como procedimento minimamente invasivos ou cirurgias abertas.